Guia do Tank

Fala galera, tudo bem com vocês?

Bom, entrando no embalo da Bruna, que fez um excelente Guia do Solo Laner, decidimos trazer um material parecido para todas as funções, para ajudar melhor os jogadores dessas respectivas funções.

A gente não sabe bem como vai ser feita a divisão, pois há formas diferentes de interpretar algumas funções, mas estamos elaborando. O que eu posso dizer para vocês, é que eu vou trazer dois desses guias para vocês nos próximos dias, O Guia do Tank e o Guia do Suporte!

Para começar, vou falar da minha main-classe: Tank. Bora lá então?

Afinal de Contas, o que é um Tank?

O Tank não é definido apenas pela alta quantidade de vida. Um bom Tank vai ter ótimas ferramentas de Controle de Grupo (CC), para iniciar os combates, isolar alvos, auxiliar o time nas TF’s e defender seus aliados. Então, não é apenas a vida e resistência que define um Tank!
Falando em resistência, não significa que por você ter bastante vida, deve levar dano de graça, não! Você pode ser abatido com facilidade se tomar dano de bobeira. Apesar de resistente, o Tank não é imortal, então jogue de forma inteligente e cautelosa. O Tank tem resistência e vida para poder proteger os aliados e mitigar dano por eles, tentando tirar o foco do inimigo dos seus heróis aliados com menos vida.

Identificando os Tanques

Engana-se quem pensa que todo guerreiro é Tank. Não é pessoal! Há alguns guerreiros que a gente chama de Bruiser, pois não conseguem ter o CC ou a sobrevivência suficiente para fazer a função de Tank, mas em compensação tem alto dano e utilidade. Esse tipo de guerreiro aparece geralmente ao lado do Tank, ou combinado com outro guerreiro desse tipo (Em algumas composições) e, geralmente é o herói que fará a solo-lane, como mostramos no guia da Bruna.

Bruisers

Pode ser Bruiser ou Tank (Dependendo da Build e Composição)

Tanques

Os heróis que podem fazer tanto a função de Bruiser, como de Tank, vão precisar de uma análise maior do jogador.
O Varian, por exemplo, é um ótimo Tank quando faz a build focada na habilidade Aparar e com a Habilidade Heroica Provocar. Já para ser um Bruiser, pode focar tanto nas Lâminas Duplas (voltado para ataque básico) ou Pancada Colossal (voltado para dano e quebra de armadura). Se o seu time não tiver um Tank e você está de Varian, eles irão precisar que você opte pela opção com Provocar, para ser o Tank e proteger o time. As outras duas builds são voltadas para Dano, porém são mais frágeis e não tem praticamente CC.

Outro exemplo é com Anub’Arak. Ele pode ser Solo-Tank na maioria das composições, mas também funciona muito bem como um Bruiser, para ter utilidade e focar em um pouco de Dano para o time, combinando com outro herói Tank. Geralmente ele aparece dessa forma em composições com bastante CC e focado para isolar alvos, garantindo o abate dos assassinos. Mas, ele pode tranquilamente ser um Solo-Tank!

Para encerrar, vamos falar um pouco de Arthas, Chen e Tyrael. Esses três heróis podem ser o Tank solo também. Porém, eles precisam de composições com foco na proteção, ou heróis que conseguem ter alternativas para escape/recuperação durante as lutas. Tirando o Arthas, os outros dois tem um CC mais modesto, porém conseguem se manter bem e se deslocar para proteger o time. Já como bruisers, todos são muito boas opções! Tyrael é um herói mais focado em proteção do time e utilidade, os outros dois podem ser Solo-Laners interessantes. São heróis Solo-Tank mais situacionais, funcionando melhor para jogar em times fechados, mas podem aparecer na função também.

Posicionamento

O posicionamento do Tank é algo muito importante durante as TF’s. Ele irá iniciar os combates e isolar os alvos para facilitar os abates, além de ser a linha de frente do time. Se o Tank estiver mal posicionado, a TF pode ser desastrosa!

O Tank deve sempre se posicionar mais à frente dos seus aliados, mas isso não significa que ele deve estar distante do time. Mantenha uma distância segura para receber as curas, deixar os alvos na mira dos seus assassinos e também não deixar seu time desprotegido. Pode aparecer algum herói e pular na sua back-line, eliminando os heróis mais frágeis do time sem que você possa agir. Tome cuidado com isso!

Eu gosto de classificar a forma de posicionamento dos Tanks em duas formas: A Agressiva e a Cautelosa.
É algo que eu utilizo de maneira pessoal para identificar os tipos de Tank que temos no jogo, para entender melhor como funciona melhor cada situação. Talvez você interprete isso de uma maneira diferente, mas enfim, deixa eu explicar melhor essa classificação:

Os Tanques com posicionamento Agressivo (também chamados de Tank Diver), são aqueles que vão conseguir pular na back-line do inimigo, isolar alvos e jogar “partindo pra cima” dos inimigos. Eles geralmente tem ferramentas para entrar e sair do meio dos inimigos e conseguem fazer um bom isolamento com CC nos inimigos, tomando a ação do combate. Porém, cuidado gente! Eu não estou falando para você pular sozinho no meio de 5 inimigos, não! Esse tipo de Tank deve achar o momento certo para conseguir imobilizar o maior número de heróis, ou isolar um alvo frágil que está mal posicionado e mitigando uma quantidade considerável de dano no meio dos inimigos. Nunca pule na back-line se estiver sozinho, se a luta estiver em desvantagem ou sem avisar o time da sua ação! Pode ser desastroso e você vai morrer facilmente, prejudicando o time.

Exemplos de Tanques Divers: Anub’Arak, CTE, Muradin, Tyrael, Varian.

Outro posicionamento que temos, é daquele Tank que joga de forma mais paciente, focando nas rotações para proteger os aliados e abrindo espaços na formação do time inimigo. Esse tipo de Tank não tem muita mobilidade para jogar agressivamente, mas compensa ajudando na limpeza das rotas ou isolando alvos. Quando esse Tank acha uma brecha, ele consegue isolar um alvo rapidamente e trazer ele para o seu time ou isolar ele à distância, garantindo alvos estáticos para que o time possa abatê-los. Esse tipo de Tank requer uma boa atenção e paciência. Uma iniciação errada sempre é ruim, mas nesse tipo de jogabilidade é ainda pior. E você deve esperar a falha do adversário, ou que o adversário venha para cima para aproveitar esse momento. O time deve estar atento ao alvo isolado e, no momento que o Tank fizer a iniciação esse alvo deve ser focado, para ser facilmente abatido. Depois disso, é 5×4 e vocês vão conseguir lutar melhor. Uma peculiaridade desse tipo de Tank também é a rotação agressiva. Eles geralmente conseguem ter uma limpeza de rotas mais eficiente que os outros Tanques, além de terem ganks coletivos muito efetivos.

Exemplos de Tanques focados em rotação: Arthas, Cho, Garrosh, Johanna, Suturino

Observações e Cuidados que um bom Tank deve ter

Os heróis Tanques também não possuem muito dano, salve raros casos. Então não gaste todas as suas habilidades em um alvo puramente para dar dano.

Jogar com inteligência e saber gerenciar seus recursos é a principal força para ser um bom Tank.

Por exemplo: Se você está na lane com um Muradin, usar a trovoada na lane vai fazer pouca diferença para limpá-la. Ela tem recarga relativamente alta, custa bastante mana e dá um dano pouco considerável. Se ocorrer uma luta e no time inimigo tem forte dano físico, você não conseguirá proteger seu time. Essa habilidade é poderosa contra Illidan, Greymane, Lunara, Valla, etc. e pode fazer muito a diferença nas lutas. Se você ver que o time inimigo está recuado, ou ter ciência de onde eles estão, até pode ser uma alternativa para ajudar na limpeza das rotas. Mas, lembre-se: O papel do DPS é cuidar da clear wave, então deixe que o ele utilize suas habilidades para fazer isso. Sem falar que, a maioria dos DPS tem habilidades com recargas baixas e dano em área, que limpam a rota com facilidade, ou até conseguem limpar a rota com seus ataques básicos.

Claro, temos exceções. Por exemplo, O condenar de Johanna ou a Batida de Suturino causam um dano considerável nas tropas e tem ferramentas para redução de recarga, então ele pode ser usada para acelerar as rotações com clear wave. Mas lembre-se: Essas habilidades também serão fundamentais na TF! Não fique sem recarga ou mana para lutar. Gerencie suas recargas e seus recursos!

Alguns heróis da função possuem proteção contra tipos específicos de Dano. Temos dois Tanques com armadura mágica: Tyrael e Anub’Arak. E temos também dois tanques com armadura física: Arthas e Johanna. Esses heróis costumam funcionar melhor contra o tipo de dano específico, conseguindo fazer a diferença pelas suas habilidades e mitigação desse dano, mas também podem aparecer contra times que possuem o tipo de dano oposto, porém deve-se ter um pouco mais de cuidado com isso.

Temos também, muitos heróis que serão um pé no saco para os Tanques, que são aqueles heróis que ignoram armadura e dão dano em percentual de vida. Heróis como Malthael, Greymane, Tychus, Kharazim e Leoric costumam ser uma pedra no sapato dos Tanques. Heróis de poke também vão te incomodar, pois eles conseguem manter um bom dano ao longo do tempo e fazer com que você fique sem recursos. Lunara, Li-Ming e Crona são alguns exemplos. Procure saber disso e ficar atento quando jogar contra esses heróis!

Durante acampamentos de mercenários, seu dano (salve raras exceções) será pouco decisivo para levar os acampamentos. Então, é melhor que você se posicione em um arbusto para dar visão ao seu time, identificando uma possível rotação do time inimigo para evitar emboscadas.

Falando em arbustos, sempre utilize eles de forma inteligente! Se você não tem heróis para revelar a área, use uma habilidade para checar esses pontos. Tente evitar o face-check (se deslocar até o arbusto fisicamente para verificá-lo), mas se não tiver opção, você é quem deve fazer isso, afinal é o herói que tem mais opções para sair de uma possível emboscada. Utilize bem os arbustos, para dar visão para o time de forma mais adiantada, planejar emboscadas e ter noção do posicionamento do inimigo.

Isole os alvos certos durante as lutas. É difícil falar dessa dica, pois vai variar muito saber qual é o alvo certo. Muita gente diz para não focar o Tank, mas se você tiver uma explosão de dano forte ou heróis que podem anular rapidamente um Tank, essa será a melhor opção. Tirar a frontline do inimigo pode ser fenomenal para a sua TF!

Porém, se o seu dano não for suficiente para isso, você só irá dar uma iniciação errada. Alguns heróis mais frágeis costumam se desposicionar durante as TF’s para encaixar um golpe ou outro. Aproveite essa brecha para isolar o alvo e garantir o abate!

Se você ver um ou dois aliados que estão conseguindo fazer um push forte em uma outra rota e o time inimigo ainda não viu, faça uma TF (de forma segura) que dure. Mas Nuno, tá 3×5, vai dar ruim! Bom, você não precisam ganhar essa TF. Você mal precisa lutar e dar dano. Provocar o inimigo, dar aquele stun básico e recuar já é o suficiente. Deixe que eles venham até você. Se você conseguir distrair eles, você garante a bastilha e uma vantagem de XP. E o melhor herói para iniciar essas distrações é quem? O Tank! Comunique o time, faça a proteção dos aliados e não se arrisque. Fique só provocando e recuando, para chamar a atenção deles até que seu time consiga levar as bastilhas ou garantir uma vantagem boa. Se você ver que os inimigos não caíram na provocação, avise seus aliados da emboscada que eles podem tomar e vá para a lane ajudá-los.

Evite fazer perseguições só porque um herói está com a vida baixa (famoso chase). Lembre-se: Você precisa estar em uma distância segura para defender seu time! Seu dano não é alto, o time inimigo pode estar defendendo esse herói quase sem vida, ou até você pode estar abrindo brecha para o inimigo lutar contra o seu time desprotegido, por conta de um mísero abate. Essa aqui vale para qualquer classe, mas principalmente para o Tank. Na soma dos resultados, não vale a pena arriscar!

Observações para os Jogadores de Outras Classes

Geralmente é o Tank quem inicia o combate, então se você joga de assassino, procure focar no alvo que o Tank isolou. Há muitos jogos onde cada jogador bate em um inimigo diferente, perdendo o foco da luta. Isso pode ser uma das coisas mais desastrosas de uma TF, pois mesmo que você lute e dê o seu melhor, você irá perder a luta. Se o inimigo focar um herói de cada vez, será o dano de 5 heróis inimigos no mesmo herói do seu time. O Tank consegue isolar bem um alvo, deixando ele fácil para o abate. Mas ele não consegue matá-lo sozinho! Ele irá precisar do time para garantir esse abate, então dê o chamado follow-up!

Não saia da sua posição, se mantenha atrás do Tank. Os Bruisers e alguns heróis de dive conseguem ir para a back-line inimiga e voltar seguros, ou mitigar um pouco de dano para ajudar o time também. Mas, principalmente se você for um herói de longa distância, sem tanta mobilidade ou um suporte, não se arrisque! Fique na área de proteção do seu Tank e tenha paciência para agir no momento certo.

Se você for o suporte, saiba que o Tank também irá precisar da sua cura! Não é porque ele tem bastante vida, que não irá precisar ser curado. Contra heróis que podem counterar ou dificultar a vida dos tanques, a cura de vocês será crucial para nos manter de pé! Sem falar que ele pode mitigar uma quantia considerável de dano, que mataria um suporte ou assassino do seu time. Então ele precisa de sua cura para se manter saudável.

Bom gente, eu acho que é isso. Eu espero que vocês gostem do artigo e partiu jogar com a classe que, ao meu ver, é a mais f#[email protected] do Nexus!

 

Nuno

Um tank que gosta de se aventurar como suporte. Apesar de ser um NoobAssassin curte as magias das trevas de Gul'Dan, mas é main mesmo de Murky. Um eterno aprendiz no Nexus que está a espera novidades em Tristam e por vezes gosta de "Noobar" um pouco no Overwatch.

  • Sergio Lima

    Boa Nuno!

    • Nuno Krummenauer

      Valeu! <3

  • Kennor Ernesto

    Muito legal seu post… muita coisa bem falada e muita coisa q não concordo…pra mim os GUERREIROS são divididos em 2 formas … full tanks e off tanks .. sendo os off tanks como vc disse não tem tanto poder de segurar dano qnt o um full tank mas são compensados com um dano maior que o full tank …em fim vou deixa o profissional falar e não vou ficar aqui refazendo o post.. ate porque aquele solo lane la foi pra ferra o dia… por esses posts o game ta cheio de noobs q ao invés de estar com o time estao em lines tentando dar CLEAR WAVE sendo q não tem dano pra isso… assiste ai o cara q entende ( Judite da antiga BIG GOODS) https://www.youtube.com/watch?v=yc_93vI6BTQ

    • Nuno Krummenauer

      E eu não falei no post que há os TANKS e os BRUISERS? Está bem especificado ali a diferença entre eles. Eu assisti esse vídeo. É realmente um conteúdo muito bom. E se você parar para olhar bem o vídeo e ler o post, vai ver que muitas coisas faladas no vídeo estão no post também. Então não entendi muito bem qual foi a dúvida que restou, ou o que você tem para criticar do post. Mas enfim, se você acompanha campeonatos, vai ver que toda composição e todo time nos mapas de 3 rotas (e alguns de 2 também) existe um solo-laner. Não entendi a sua crítica quanto à esse post. Inclusive, a tabela presente no artigo do solo-laner foi feita por um jogador profissional e a gente pediu autorização para incluir aqui.

      Estamos aqui para esclarecer e ajudar. Não somos jogadores profissionais e nos dedicamos muito para trazer sempre um conteúdo bom, nada baseado em opinião ou achismo. Mas não venha com sarcasmo ou críticas sem construção nos posts apena para dar hate. Se você me der argumentos válidos e sensatos, podemos debater sobre esse post e o guia do solo laner também numa boa 🙂

Hide Offer Show Offer