Balanceamento nos Suportes – Quais os impactos que essas alterações podem causar?

Fala galera, tudo bem com vocês?

Bom, ontem foram disponibilizadas no site do Heroes of the Storm as notas do patch que deve chegar amanhã no servidor oficial e já estão no PTR desde ontem. Essas mudanças causaram um grande rebuliço na comunidade. Quais mudanças foram essas? O porque dessa revolta toda? É o que veremos agora.

A intensão dos desenvolvedores era tirar de pauta o meta do duplo suporte. Não aquele duplo suporte com Tyrande, Tassadar, Medivh e etc. aquele duplo healer, com dois suportes que curam bastante e ainda tem grande utilidade para o time. Que convenhamos, é bem chato de se lidar. Para fazer isso, os desenvolvedores aplicaram correções em TODOS os heróis de suporte, que são as que seguem abaixo, com os comentários da Blizzard (o post completo você vê aqui – em inglês):

  • Enfraquecendo o Clear-Wave dos Suportes
    • Talentos como Elo Elétrico de Rehgar foram removidos.
    • No geral, o clear wave dos suportes não é tão bom. Esta deve ser uma deficiência entendida para a execução de dual-healer.
    • Sua equipe terá rotações de lanes mais lentas e menos capacidade de levar rapidamente os acampamentos de mercenários, ao mesmo tempo em que não limpa as lanes de forma tão eficiente.
  • Diminuir o dano dos suportes em ~5%:
    • Isso também ajudará a reduzir a clear wave ligeiramente.
    •  Trazer dois healers significará que sua equipe está perdendo mais dano, e, portanto, tem menos potencial para matar.
  •  Diminuir a cura dos suportes em ~5%:
    • Isso ajudará a adição de Armadura e simplesmente vai tirar um pouco de cura do jogo.
  • Diminuir a saúde dos suportes em ~5%:
    • Certos Suportes são excepcionalmente ‘parrudos’ ​​por ter características variadas. Também há o fato de que eles podem se auto-curar, e acaba sendo muito dificil para que as equipes inimigas conseguir focá-los.
    • Com regeneração de vida levemente reduzidas, queremos colocar uma ênfase no foco desses healers.

Boa parte da comunidade se revoltou com as mudanças e achou que os suportes ficariam ainda mais fracos fazendo solo-suporte. Outros, dizem que isso fará com que as composições de duplo suporte tenham menos utilidade e devem ficar muito “fracas” para dano e rotações rápidas. É muito cedo para fazer qualquer tipo de análise e definir o impacto real dessas mudanças. Mas nós procuramos os jogadores da classe que estão nos principais times do cenário competitivo LATAM para opinar sobre esse assunto, fazendo uma projeção baseada no que viram nessas notas do patch. Lembrando novamente galera: A opinião dos jogadores é apenas uma projeção com base no que foi apresentado no patch notes. Eles precisam testar melhor tudo isso para ver como vai encaixar. Até porque foram muitas mudanças, é algo bem difícil de prever. Mas com essa projeção e análise inicial de quem entende do assunto já podemos ter uma visão melhor dessa alteração. Bora ver o essa galera tem a dizer?

JuninhoGDC – Suporte da Warlive
Twitch: twitch.tv/juninnhogdc

“Precisamos testar muita coisa ainda, mas o que consigo imaginar por agora é que vai se manter o duplo suporte. O que mais prejudicou os suportes agora foi a redução de vida, que a maioria tomou nerf em 5% de vida, é muita coisa isso. Da uma janela para alguns assassinos matar com facilidade os suportes, por isso eu penso que o meta de duplo suporte ainda pode ser utilizado. Fiquei triste com um nerf no Rehgar, que é meu herói favorito. Removeram o talento do nível 1 (elo elétrico) que possibilitava o Rehgar fazer macros no mapa, limpava a wave muito rapidamente, possibilitando rotacionar e fazer mercenários, punindo muito na rotação. Mas temos que testar muita coisa ainda acredito que os jogadores de suporte vão ter que tomar muito cuidado no posicionamento. Um passo errado e ele vai morrer muito rápido”.

Hamtaro – Suporte da Neo Blue
Facebook: facebook.com/Hamthots/

“Eu sou meio novato na role competitivamente, mas eu entendo bastante como as coisas funcionam. Eu acho que essa montanha de nerfs em todos os suportes é um pouco justa, e olhando pelo meta profissional do jogo eu acredito que o que vai mais impactar é o fato de nerfar o HP e o DANO de todos os suportes. Bom, eu também não posso dizer muito sobre, são apenas minhas primeiras impressões, eu não posso afirmar se eles estão certos ou errados na decisão deles, mas parece que eles estão analisando isso há um bom tempo.”

SuperMegaMason – Suporte da Black Dragons
Twitch: twitch.tv/supmegamason

“Essas mudanças vem de encontro com a ideia inicial do sistema de armadura, onde tiraram vida dos tanks, para colocar armadura, diminuindo a cura recebida (trocando HP por armadura, os Tanks se tornam heal-targets muito mais eficientes). Os suportes subiram muito de patamar no jogo, tornando composições com 2 suportes fáceis de jogar e extremamente fortes, independente de mapa ou picks adversários. Achei as mudanças boas e condizentes com o planejamento inicial. Suportes continuarão sendo usados, quem mais vai precisar se adaptar são os flex dos times que faziam o segundo suporte.
Acredito que o meta mudará consideravelmente, mas não extinguirá composições de 2 suportes. Tassadar, Ana, Alextraza e Tyrande por exemplo. Todos só entram quase que exclusivamente em composições de duplo suporte. Então não ficará fraco, ficará balanceado com outros tipos de composições. Eu particularmente gosto dessa mudança por que apesar de estar na role de suporte atualmente, gosto de heróis e composições voltadas para o foco no burst de alvos. Acho que o Zeratul voltará muito para o meta em um cenário com healers nerfados. O equilíbrio dos tipos de composição ficará muito mais próximo de ser atingido depois desse patch com os nerfs, mas provavelmente será preciso mais ajustes para afunilar a precisão. Vamos esperar que o meta esteja mais diversificado nos próximos meses. No geral o nerf de 5% em todos os heróis da classe significa que composições de duplo suporte tem um nerf de 10%, o que é significativo, mas que talvez precise de mais ajustes em cada herói individualmente.
Um fator que eu achei que vai pesar muito em detrimento do meta de duplo suporte,  foi que o ClearWave foi bem piorado. O suporte com maior ClearWave do jogo (rehgar) teve o elo elétrico removido, por exemplo.”

dBlaNk – Suporte da 6Sense
Facebook: facebook.com/dBlaNk-1589853231335954/

“Acredito que essa não era a melhor maneira para tirar do meta o duplo suporte, nerfando todos heróis da classe. Sinto que eles vão ficar um pouco mais debilitados agora e os magos podem voltar para o meta. Tenho muito o que pensar sobre isso ainda, porém não sei se o meta de duplo suporte será deixado de lado. Com menos cura e sobrevivência dos suportes, esse meta ainda pode continuar, por outro lado, com o nerf em dano e ClearWave, me deixam algumas dúvidas. Tem muitas coisas que foram alteradas além desse nerf, como a mudança das munições nas torres, que também terá grande impacto no meta. Há muitas coisas que eu penso sobre tudo isso, porém preciso prová-las antes de comentar mais sobre o assunto.” 

obs.: Até o momento da postagem, não conseguimos contato com o Vieira da Red Canids para pegar a opinião dele sobre o assunto.

Gostaria de agradecer aos jogadores que toparam dar sua opinião pra gente! E aí, qual é a sua opinião? Lembrando que essas alterações já estão no PTR para quem quiser testar!

Nuno

Um tank que gosta de se aventurar como suporte. Apesar de ser um NoobAssassin curte as magias das trevas de Gul'Dan, mas é main mesmo de Murky. Um eterno aprendiz no Nexus que está a espera novidades em Tristam e por vezes gosta de "Noobar" um pouco no Overwatch.

  • Andre Damata

    Os Bruisers iram reinar na clear wave isso vai ser fato, Sônya, Leoric, Artanis vão bombar !!!

Hide Offer Show Offer